Comer de 3 em 3h – Utopia?

Olá, magreletes!
Eu disse que ia voltar só no fim de semana, mas, vi uma discussão no Facebook sobre esse assunto e quis vir compartilhar o que sei com vocês…

Eu sei que esse assunto poderá virar polêmica aqui… hehehe mas, já que estamos aqui trocando experiências, acho válido trazer à tona!

Nós, que temos problemas de obesidade, geralmente engordamos por comer além do necessário.

Quando comecei frequentar a Meta Real, fiquei intrigada com o método que abole definitivamente esse hábito que quase todos os endocrinologistas indicam, que é comer de 3 em 3 horas!

Exemplificando a maneira correta de comer: 


Pense em uma criança…

Ela acorda de manhã, toma café e vai para a escola, certo? Na hora do lanche, elas comem bem pouco, porque não sente tanta fome na hora do recreio… então, vai brincar (leia-se, movimentar). Saindo da escola, ela almoça, certo? Depois, vai brincar (se movimentar), no final da tarde, a mãe dá uma fruta, vitamina ou um lanchinho da tarde, correto? E depois vem a janta e fim… levando em consideração a vida de uma criança que come de maneira correta, formaram-se 4 refeições por dia com intervalo de 4 a 5 horas cada uma.
Só que há uma sutil diferença entre uma criança e um adulto: elas se movimentam mais! Gastam o dobro de energia (sem contar a fase de crescimento).

É comprovado que a maioria das crianças obesas são crianças que herdaram desde cedo os maus hábitos dos pais.
Então, o que se conclui disso tudo é que o correto é comer apenas quando há a real necessidade física, ou seja, quando o corpo pede, a fome de verdade!

E o mais importante: Parar de comer quando já estamos saciados.

Comer por fome física não engorda.
O que engorda é comer além da saciedade. 

A dieta das 3 horas (sim, não é reeducação alimentar e sim uma dieta), foi criada para dar um choque no corpo e acelerar o metabolismo de pessoas com descontrole alimentar, ou seja, pessoas que têm o costume de ficar muitas horas sem comer e na hora que pára pra comer, come além da saciedade…

Essa dieta é um exercício para que a pessoa se habitue não passar tantas horas sem se alimentar, mas o correto, seria ela fazer apenas por um curto período e com acompanhamento de um profissional.

Como muita gente tem descontrole, esse método começou ficar conhecido como eficaz e a ser mais utilizado do que deveria. Na maioria das vezes, é feita de maneira incorreta, porque a dieta das 3h, propõe que a pessoa coma de 3 em 3h em pequenas porções (estipuladas pelo médico, de acordo com a necessidade de cada um).

Querem um exemplo claro de erro? A pessoa come de 3 em 3h porque o médico mandou… mas ele não explica que você deve seguir à risca as quantidades. Se estiver tendo um acompanhamento correto, ele vai dizer para colocar no prato 2 colheres de arroz integral, 1 de feijão, 1 prato de sobremesa de salada e uma proteína que deve ser do tamanho do palmo da sua mão. Quem segue a risca? Quase ninguém! Ele pediu arroz integral, a pessoa substitui pelo normal, pediu 2 colheres de arroz, a pessoa coloca 3, 4 ou mais… pediu um prato de sobremesa de salada, a pessoa come um pé de alface quase todo… No final das contas, no período de 3h, ela comeu o suficiente para passar as próximas 5h em jejum. Mas mesmo assim, daí 3 horas, ela vai comer novamente. Ou seja, está colocando calorias a mais no corpo, sem perceber.

O correto é comer somente quando se tem fome física. Há até novos estudos que abolem essa história de comer de 3 em 3h… mas a grande maioria dos profissionais não se reciclam e permanecem passando o mesmo conceito que aprenderam na faculdade. Enfim… gostaria que ouvissem o depoimento desse médico falando sobre o assunto. É curtinho e esclarecedor:

 

E vocês, comem de quanto em quanto tempo?

17 Comentários


  1. Bom amiga comigo foi e é assim:
    Antes quando eu pesava 109kg eu passava horas e horas em jejeum (por exemplo eu jantava as22hs e depois só ia comer as 16h30) e não entendia o porque engordava. Depois descobri o hipotireoidismo e comecei a tratar, parei o tratamento e agora desde dezembro comecei de novo. Nisso a minha médica conversou muito comigo e me deu um conselho: comer de 2 em 2 hs
    só que pouco.
    Na concepção dela isso aceleraria o meu metabolismo e eu emagreceria, pois confundiria o meu organismo acostumado a anos e anos com jejum prolongados.
    Bom desde dezembro eu comecei minha RA exatamente assim, comendo poucas porções em 2 e 2 horas (as vezes de 3 em 3 hs) e nesses 5 meses eliminei 25kgs.
    E sempre com o mesmo ritmo de eliminação de peso.
    Acredito QUE PARA MIM (deixo isso bem claro) esse método funcionou muito bem.
    Mas acredito que nem para todo mundo funcione.
    Bom, eu costume sentir fome exatamente nas horas que eu tenho que comer e nos intervalos eu não sinto fome e nem belisco.
    Realmente esse é um assunto bem polêmico e é bem bacana ser discutido e ver o ponto de vista de todo mundo.
    Um beijão Cíntia
    boa noite flor

    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    Responder

  2. Meninas, que fique claro: isso é apenas uma pauta para discussão… muita gente come de 3 em 3h, não emagrece e não sabe porque. Outras, fazem a dieta das 3h e emagrecem muito. Um amigo eliminou 73kg comendo a cada 3h. Cada um tem um organismo diferente… o que funciona pra mim, pode não funcionar para o outro e vice e versa. Comer a cada 4 ou 5h é o meu método e tem dado certo. Mas, volto a repetir, cada um funciona de um jeito… bjs.

    Responder

  3. oi cintia!
    gostei do post,minha tentativa de comer de 3 em 3 horas tem colaborado com o meu metabolismo,mas no meu caso controlo a porçao e a caloria do que escolho ingerir,emagreci todo aquele peso fracionando minhas refeiçoes em 5 ou 6 vezes por dia,mas cada caso um resultado.
    bjoss e otima sexta!

    Responder

  4. Se as pessoas seguirem a risca o que é indicado pelo médico o método vai funcionar, mas comer um sanduiche a cada 3 horas não dá 😛

    Beijinhos adorei o post!

    Responder

  5. eu acho que cada corpo responde de um jeito
    pra mim nao fuinciona essa de comer muitas e muitas vezes pq eu engordo mas tem gente que precisa
    cada um com um tipo de corpo
    =D
    importante é fazer o que da resultados
    beijo lindona

    Responder

  6. Eu como em média de 3 em 3 ou em 4 em 4 horas bem quando começo a sentir fome.
    Se esperasse 5 horas estaria faminta!

    Mas cada organismo funciona de uma forma, o mais importe sempre foi não consumir mais do que se gasta.

    beijãoo

    Responder

  7. então menina faço de tudo para comer de 3 em 3 horas pois sei que se não fizer vou descontar na próxima refeição e tem sido muito bom ! beijinhos ke .

    Responder

  8. Na questão do emagrecimento, muito pouca coisa é de opinião unânime, principalmente por muito tempo. Cada organismo reage de uma maneira e, se houvesse uma fórmula universal que funcionasse para todos os corpos, ninguém era obeso. 🙂
    Na minha maneira de ver a questão, se as pessoas estão engordando porque utilizam o método inadequadamente, isto não o invalida. Eu não encaro o 3/3 como
    como dieta, mas sim como um novo hábito saudável que me permite não ficar com fome exagerada. E faz parte sim da minha reeducação alimentar (se os entendidos acham que não, isso é com eles). Mas também eu não sigo isso militarmente as 3/3h: é apenas uma orientação geral do meu dia.
    De qualquer forma, cada um faz o que permite ver resultados: se é comendo quando tem fome ou de 3/3h, não importa, desde que a balança abaixe :-).
    Ótimo fim de semana!!!
    Beijocas
    Carla Pancha

    Responder

  9. Eu na verdade não sigo essa questão de intevalo, pois tem vezes que nem estou com fome e acho chato essa coisa de ter que comer. E pra falar a verdade, eu tento me distrair dessa coisa de comida… Se eu ficar pensando nisso olhando pro relógio eu desando é a comer. Gostei das reflexões do seu post! Um bjo

    Responder

  10. Oi Linda!
    Gosto de comer de 3 em 3 porque me programo e como pequenas porçoes. Se passo muito tempo e como só quando tenho fome, acabo comendo mais e compulsivamente. Neste de 3 em e já perdi quase 20 quilos. Creio que as pessoas são diferentes e cada um tem sua maneira.
    bjs e um ótimo final de semana

    Responder

  11. Eu, mais ou menos, como de três em três horas. E é o que você escreveu: se é para comer assim, que seja nas porções orientadas, não a mais. A mais, já sabemos o que acontece.
    Mas quando acontece de eu não ter fome, simplesmente não como. Aí, vai variar de cada um mesmo, eu me habituei e me dei bem com essa orientação da minha nutricionista. Claaaaaaro que não ando emagrecendo ultimamente porque ando estrapolando as porções. Aí, é safadeza minha mesmo, hahaha!

    Responder

  12. Olá Cinthia, conheci também o meta real e até então achava que chegar aos 49 anos um pouco cheinha fizesse parte. Estava acima do meu peso há mt tempo uns 8 kg. A ansiedade mata agente e não percebemos os beliscos do dia a dia. No início o psciclógico tenta nos atrapalhar com a fome pscicológica,mas agora meu corpo já se habituou comer de 4 a 5 hoaras ( se fizermos uma refeição completa com qualidade)e nunca antes disso. De Novembro/2011 á maio de 2012 perdi 8 hg aparentemente. De 82 Kg fui para 65Kg com saúde e sem sacrificios.
    Nunca deixei de comer meu pãozinho frances sem miolo todos os dias e até um bombom ( sempre na fome física)! Atingi minha meta em maio, mas não tive alta. Estou ausente um pouco,por motivos particulares, mas presente no facebook do meta, acompanhando as meninas e te seguindo tmb, pois ler seus comentarios e informações me anima mt e tenho força de manter meu peso. Em breve voltarei as reuniões. Hoje em dia continuo com o mesmo peso e comendo de 4 á 5 horas numa boa, frente aos meus convivios socias.
    …Sózinhos não conseguimos nada, mas com essa galerasempre perto "somos uma POSSIBILIDADE".
    Obrigada meta Real e a vc cinthia pela força!!!!!

    BJS

    Cibele / Itaquera

    Responder

  13. Concordo contigo, já tentei essa ideia de 3 em 3 horas comigo não funcionou.Dei uma pesquisada que o ideal seria a gente comer somente quando a insulina proveniente da ultima refeição e totalmente digerida, o que é em media 4 a 5 horas, e bom também tirar um dia da semana pra ficar em jejum de 24 pra dar um impulso a produzir hormônio do crescimento,e evitar comer 3 a 4 horas antes de dormir vão dar um up no seu corpo,e logico alimentação balanceada.Foi assim que mudei meu corpo ^^

    Responder

  14. Olha eu como de 3 em 3 na maioria dos dias, de final de semana não consigo e normalmente quando tenho reuniões também não dá. Mas o 3-3 me ajuda a comer menos, já emagreci 23 kilos, ainda faltam 20 kilos 🙁 O que eu aprendi, se você comer pouco seu corpo vai pedir aquele alimento, mesmo sendo de 3 em 3, você vai ficar com fome.

    Agora se você ficar muito tempo sem comer nada acaba extravasando depois. Então quando almoço um saladinha na marmita já vou incluir os lanchinhos da tarde e da manhã, caso tenha compromisso e sei que vou precisar comer mais, levo mesmo assim, mas dificilmente como.

    Acho que ficar mais de 4h sem comer me deixa mais lenta, sem muita energia. E também vale a regra: "Café da manhã de rei, almoço de príncipe e janta de mendigo", então ao se programar acho válido pensar se vale a pena comer de 3 em 3 horas dps das 19h, eu mesmo, quando passa desse horário tento ficar só na fruta.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *