Generosidade

Acabei de rever um vídeo que me emociona demais, devido a história generosa que o acompanha…

Trata-se de um comercial Tailandês, que conta a história do dono de um restaurante que sempre ajudou ao próximo e acredita no real sentido da generosidade.

Quando o personagem principal do comercial fica doente, um desfecho inesperado mostra como pequenos gestos no dia a dia podem mudar uma vida. A propaganda é de uma operadora de telefonia local e tem como slogan a frase:

Generosidade é a melhor forma de comunicação.

Eu sou adepta desse pensamento. Minha mãe é uma das pessoas mais generosas que eu conheço. Foi ela quem me ensinou que fazer o bem, faz bem. Sou uma pessoa de muita fé e, realmente levo a sério o ensinamento “Faça o bem sem olhar a quem”.

Você não precisa sair por ai distribuindo o seu dinheiro. Não precisa doar todas as suas roupas, calçados e mantimentos. O bem não se faz apenas de coisas materiais. Muitas vezes, tudo o que uma pessoa precisa é de um abraço, de um ouvido, de um olhar de carinho, de uma oração.

Vou dividir com vocês algumas práticas simples, que podem fazer a diferença no dia de alguém:

  • Seja generoso com as pessoas idosas.

Reparo que muitos idosos que sentam ao nosso lado no ônibus e puxam assunto, são pessoas extremamente carentes. Certa vez, após um longo caminho batendo papo com uma senhora, ela me confessou que há dias ninguém falava com ela dentro de sua própria casa. Me agradeceu por eu ter feito ela rir, com o bate papo descontraído que tivemos. Me senti muito bem por ter tirado o meu fone de ouvido e dado atenção a ela.

Dê alguns minutos do seu tempo aos idosos. Principalmente aqueles que convivem com você. Às vezes, aquela conversa de 5 minutos sobre o tempo ou, sobre o governo, vai tirá-lo de seu estado de solidão.

  • Dê bom dia a TODOS os trabalhadores que convivem com você.

Já trabalhei em diversos lugares e, nas grandes empresas, é muito comum ver as pessoas passando pel@s porteiros, copeiras, ascenssoristas, faxineiras – sem dar bom dia. Sem ao menos lançar um olhar a eles. Como se fossem pessoas invisíveis. Um bom dia, um gracejo, uma piada, um sorriso… esse comportamento faz muita diferença na vida de qualquer pessoa. Se o presidente da sua empresa faltar, poucas pessoas vão notar, mas se a copeira faltar, não vai ter cafezinho e você VAI sentir sua ausencia, assim como sentiria a ausência da faxineira, porque o trabalho delas não é menos importante do que o seu, ok?

  • Brinque com as crianças.

Deixe boas lembranças aos seus filhos, sobrinhos, afilhados. Dedique um tempo para eles, solte-se. Se abra à criança interior. Faz bem pra alma.

  • Seja voluntário em algo pelo menos uma vez por mês.

O mundo está cheio de oportunidade para o voluntariado. Você pode participar de grupos que entregam comida a quem mora na rua, pode visitar asilos para bater um papo com quem não recebe mais visitas dos parentes, pode ir brincar com as crianças que moram em abrigos, pode ensinar alguém a ler, pintar, decorar, fazer planilhas, etc… pode ajudar alguém a realizar um sonho, enfim… não falta trabalho para quem está disposto a ser útil.

  • Perdoe.

Percebi que a maior parte da falta de paz que tive na vida, foi causada pelo desassossego da mágoa. Perdoar é libertador.
Peça perdão a alguém que tenha magoado.
Se perdoar já é bom, ser perdoado é ainda mais libertador. Livre-se do orgulho. Assuma seu erro e peça desculpas.

  • Respeite quem te ama.

Pense sempre em você e no seu bem estar, mas tente não ferir as pessoas super-protetoras que encontrar pelo caminho. As vezes os pais, amigos ou até, cônjuge, tenta te dizer o que é melhor para você. Mas sabendo que o que te fará feliz não está de acordo com a aprovação dessas pessoas, siga em frente sem culpa. Faça o que quer fazer. Mas lembre-se de não agredir as pessoas que pensam diferente de você. As vezes, eles não estão preparados para o que você se sente preparada, entende? 🙂

  • Faça o bem sempre que tiver oportunidade.

Procuro fazer sempre o que está ao meu alcance para melhorar a vida de quem tropeça na minha… gosto da sensação de ser importante e me sentir útil a alguém.

O bom de fazer o bem, é que o universo sempre lhe devolverá o fruto de acordo com o que planta hoje. Por isso eu gostei tanto desse vídeo. Me emocionei e fiquei inspirada a escrever esse post. Espero que gostem!

Enjoy!

Com amor,
Cintia Milanese.

4 Comentários


  1. Que delícia de dicas! Deu leveza na alma só de ler… E fiquei feliz comigo mesma por saber que já faço grande parte dessas coisas e que eu sou sempre a mais beneficiada pelo bem que faço! Porque é bom demais poder sorrir pra alguém desconhecido na rua, é divertidíssimo conversar com idosos no ponto de ônibus, é muito gratificante ouvir um desabafo de alguém…

    Beijos e boa semana!

    Responder

    1. Que bom saber que sentiu na alma, Mi… 🙂
      Escrevi com muito carinho, para inspirar mesmo!
      Uma semana cheia de luz para nós. Beijinhos.

      Responder

  2. amo sempre vim aqui pois sempre tem um post lindo com dicas preciosas e maravilhosas
    e hoje amei o post!!!
    adorei o video!!! beijos amada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *