Grupo de Corrida e Minha Planilha de Janeiro

Quando eu estava no auge dos meus 3 dígitos, lembro-me das inúmeras vezes em que passei pela Engenheiro Caetano Alvares (famosa avenida da zona norte de sampa), em silêncio, de dentro do carro, observando as pessoas correndo pela pista, com seus corpos magros e saudáveis, enquanto que eu estava a caminho da lazanha na casa da avó do meu marido.
Eu morria de vontade de ser como aquelas pessoas, mas logo esquecia e voltava a comer sem controle e descansar sem medida.
Não compreendia como as pessoas conseguiam acordar cedo em pleno domingo para se exercitar. Como conseguiam fazer exercícios apesar da temperatura gelada da época de inverno ou, como conseguiam ter disposição para correr, apesar da garoa da primavera…
Eu sentia inveja delas, porque nem um cooper eu conseguia fazer sem sentir dor nos joelhos. Depois, ainda havia as neuras que povoavam a minha mente: “minha bunda vai ficar tremendo e vão rir de mim” ou “não consigo correr nem um minuto inteiro, quem dirá, querer correr um trecho dessa avenida!”
Não era só gordura. Eu estava doente. Eu estava deprimida. Eu não tinha amor próprio.
Passei anos achando que aquilo não era pra mim. Que eu não seria aceita em um grupo de corrida, porque eu era muito gorda. Tinha medo de debocharem de mim e doer ainda mais do que já costumava doer…
Ainda bem que o tempo passou, que a decisão de mudar chegou e que a terapia me ajudou a encarar meus bloqueios.
Fui atrás de fazer o que tinha vontade e encontrei uma verdadeira família! Os corredores da zona norte me acolheram com o maior carinho. Respeitam meus limites, minhas dificuldades e me motivam a melhorar a cada dia. Eu ainda não consigo correr por longos períodos, mas já consigo correr um quilometro inteiro sem parar.
Neste ano de 2014, pretendo correr a São Silvestre. Estou me dedicando aos treinos e vou estar preparada quando chegar a hora. Este mês de janeiro todo, teremos treinos funcionais às terças e quintas. Mas a planilha segue normalmente nos outros dias. Querem ver como está a minha planilha de janeiro? Assim:

SEMANA 01 E 02

SEMANA 03 E 04

Bom, como não fiz meus 5 km deste domingo, vou fazer hoje que seria OFF…
Estou contente por ter encontrado esse grupo. Eles têm me motivado demais! 😀
Para finalizar, fiquem com algumas fotos dos treinos funcionais que estão acontecendo neste mês de janeiro.
Eu e o “BOPE” – Marcelo Avelar

Mora em sampa? Venha conhecer o grupo e participar do treino (todas as terças e quintas das 20:15 às 21:15, na Av. Braz Leme, altura do número 1946 – zona norte / SP).

Me procure! 😉

16 Comentários


  1. Que legais as fotos! Grupo de corrida é demais mesmo, eu tô adorando! Mesmo com preguiça de malhar não consigo deixar de correr!
    Beijão!

    P.S.: Passa no blog e me ajuda a escolher a cor nova do meu cabelo 😉 Tem uma enquete lá!
    Beijão amore!

    Responder

    1. Fico feliz que tenha gostado, Fabi… 🙂
      Só nós que passamos pelo excesso de peso, sabemos dos bloqueios que temos de vencer, né? Bjs.

      Responder

  2. Nossa… hj estava olhando a lista de aulas da academia nova e vi que tem grupo de corrida, sempre tive o maior respeito por quem corre, fiquei olhando e pensei…. nem a pau eu não consigo fazer nem a aula de zumba inteira, vai ser impossivel…. mas depois de ler o seu post vou tentar…. vou fazer uma aula e ver se dou conta de começar e quem sabe logo logo venho aqui dizer que tb sou uma corredora por paixão….
    Muito obrigada!!!!!
    Bjus
    Tati 😉

    Responder

    1. Se joga, amore… vai sem medo, no seu ritmo e o mais importante: não queira apressar as coisas. No início você não vai conseguir correr quase nada. Vai mais andar do que correr. Mas com persistencia, as coisas mudam. E antes que perceba, vai estar viciada. Bjs

      Responder

  3. Eike também tenho uma senhora neura de colocar uma bermuda de ginástica e caminhar na rua, sei que ninguém tem nada com minha vida, que estou deixando de fazer algo bom pra mim e mais um monte de coisa. A solução é a esteira dentro de casa mesmo, mas nunca é a mesma coisa de andar curtindo uma paisagem, no calçadão, aproveitando a brisa do mar.

    Responder

  4. Engraçado como essa neura do "vão rir de mim" não passa de neura mesmo, né? Quando comecei na academia nova, ainda nos 3 dígitos, pensava exatamente isso. Mas depois, servi de inspiração pra magrinhos (ela tá aqui apesar de tudo, então eu tb tenho q estar!) e pros gordinhos (se ela pode, eu tb posso!), além de fazer MUITOS amigos. O nosso maior inimigo, não adianta, é a gente mesmo. Qndo a gente se vence, qndo a gente se supera, a gente consegue fazer qq coisa! 🙂

    Responder

  5. Amiga linda. Como é bom ter um exemplo bonito desses próximo de mim. Você foi um presente de 2013 e espero que essa amizade se fortaleça esse nao. Obrigada, internet!

    Responder

    1. Nossa, Lu, que coisa mais linda esse depoimento. A recíproca é verdadeira, viu? Tbm amei te conhecer. Que papai do céu nos permita fortalecer os laços e que consigamos nos ver mais vezes. Beijo!

      Responder

  6. Você é um grande exemplo de superação e motivação, provando que é possível sair da zona de conforto e promover a mudança que se quer. Desisti de ser blogueira, pois não estava conseguindo conciliar a manutenção do blog com as outras demandas da minha vida, mas continuo acompanhando o seu, e é sempre muito gostoso passar por aqui. Desejo que este seja um ano de muitas conquistas e quero te ver na São Silvestre, viu? Por coincidência, minha principal meta para este ano, no quesito atividade física, é começar a correr, e sempre que estiver pensando em desanimar, vou me lembrar de ti. Bjks

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *