Nutricionista | Primeira Consulta de 2014!

Oi, oi, gente!
Demorou, mas chegou o post prometido (antes tarde do que mais tarde ainda, né? rs…).

Bom, conforme registrei no último post (aqui), uma vez decretado que esse é o ano da vitória, estou correndo atrás de fazer as coisas necessárias para o sucesso. Fui à nutricionista (uma nova nutricionista) e foi uma experiência incrível!

Conheci a Dra Sandra na academia. Ela cuida da alimentação de alguns dos atletas que frequentam o grupo de corrida. É especialista em nutrição metabólica, clínica e esportiva e além disso, ela é vegetariana e tem bastante experiência no ramo “Raw Food” (minha próxima experiência de 30 dias).

Se você está vindo aqui pela primeira vez, dê uma olhada nos links a seguir, para compreender de onde nasceu a ideia de vivenciar novas experiências por 30 dias:

1 – Algo novo por 30 dias?
2 – 30 Dias sem carne
3 – 30 dias sem carne – a lição
4 – 30 dias sem carne – minhas experiências
5 – 30 dias marmitando

E para ler de onde surgiu a ideia de experimentar 30 dias “Raw Food”- clique aqui.

Bom, queria aproveitar o calor para fazer essa experiência e a Dra Sandra apareceu como providencia divina! 🙂

A Consulta

A primeira consulta levou cerca de 1h.
Ela questionou sobre minhas metas, rotina, sono, disposição e cansaço, gosto e desgosto alimentar, preferências, etc…

Explicou várias coisas, inclusive o motivo de proibir o consumo da Coca Zero! Obs.: Eu consumia cerca de 2 ou 3 vezes por semana, mas agora não consumirei mais, porque depois de tudo o que ela falou a respeito dos refrigerantes diet/zero, fiquei com medo…

Em uma outra ocasião, a convidarei para deixar um post aqui, falando os detalhes dos malefícios do refri. Enfim, dei de comprar poupa de frutas. Assim, consigo diversificar mais facilmente. Ela também tirou os embutidos da minha alimentação (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, peito de perú, salame, etc). Eu ando tendo muito desconforto estomacal e foi identificado excesso de embutidos nas minhas refeições das últimas semanas. Senti que melhorou bastante depois que parei de comer embutidos quase todos os dias. A recomendação por enquanto é:

– 3 porções de frutas ao dia;
– Diminuição do café, leite, farinha branca, massa, sal e frituras;
– Nada de refrigerantes, embutidos, açúcares, doces, bebidas alcoólicas,  caldos e temperos prontos ou, alimentos gordurosos.

Comer o mais natural possível.

Bom, ela tirou minhas medidas, fez a pesagem e passou um metro de folha de exames (rs)… disse que assim que eu entregar os exames, ela me passa um cardápio.

Por enquanto, estou apenas com as orientações de uma reeducação alimentar equilibrada e receitinhas de suco detox para o café da manhã e para tomar antes de dormir (meu intestino tem adorado essa nova etapa).

Acredito que em breve eu poderei colocar meu experimento de 30 dias em prática, né?

Bom é isso… ficou curios@ com alguma coisa? Deixe o questionamento nos comentários que em breve eu volto para responder.

Beijinhos!

23 Comentários


  1. Isso sim é consulta com nutricionista! Eu não tive tanta sorte. Depois de usar a dieta dos pontos para perder mais de dez quilos resolvi que seria bom procurar uma nutri, pra ela avaliar o que eu andava fazendo me apontar os erros, enfim, me ajudar a melhorar.
    Mas não houve a mínima disposição pra saber da minha dieta, muito menos do que eu gosto ou desgosto de comer. Isso por que eu não como carne e tive que sair com um roteiro de dieta com carne, "pq faz parte da alimentação".
    Sem falar no receituário com um monte de balas de gelatina e spray de não sei o que.
    Meu caderninho que tem registrado tudo que comi em meses a fio nem saiu da bolsa, e nem eu voltei ao consultório.

    Responder

    1. Está certa de não ter voltado, lindona.
      Conforme disse algumas vezes aqui no blog, uma nutricionista de qualidade é aquela que sabe te ouvir para poder te ajudar. Eu fui vegetariana (quase vegana) durante 5 anos e tive de voltar a comer carne por ordens médicas. Depois de um tempo, descobri que não precisava ter voltado coisa nenhuma, alguns médicos acham que carne é fundamental na vida do ser humano e não é. Estudo comprovam que é sim, possível viver sem a necessidade de ingerir carnes e derivados. Acho uma falta de respeito. Procure uma nutri que te ouça, se quiser posso te indicar. Qualquer coisa me manda um e-mail, que envio os contatos dela. Um beijo!

      Responder

  2. Oi Magrela! Que bom que vc encontrou uma nova nutri pra chamar de sua! Nos conte tudo sobre o cardapio!

    Beijo grande e uma ótima semana!

    Responder

  3. Curto raw food, mas não é minha forma principal. Mas influencia mt minhas escolhas na rua e a elaboração em casa em si. Fiz até um curso aberto a comunidade na PUCRJ orientado pela Ana Branco. Radical, mas mudou sim meu estilo. Sugiro uns sites:
    http://anabranco.usuarios.rdc.puc-rio.br/
    http://inesense.blogspot.com.br/
    e tem essa moça q nunca fiz os cursos pq são meio caros para mim, mas tenho mt boa impressão dela:: http://julianamalhardes.blogspot.com.br//
    Elas nos mostram pequenos passos possiveis para introduzir a raw food no dia a dia. To viciada em cevadinha!!!

    Responder

  4. Coloca os sucos matinais e noturnos!!! Tomo suco verde diariamente. Nunca fui de refrigerante. Engraçado q esse ano tb resolvi cortar peito de peru, unico embutido regular. Mas essa semana passei mal e minha mãe só diz q é a minha alimentação! Ela não entende como me alimento bem! Parece q estou com leve desidratação!!! No Rio há 1 mes nao chove e faço ginastica 6x semana. Alias, pretendo emagrecer 10 kilos esse ano. Comida organica engorda igual a de mercado!!! Tb diminui quase totalmente carne vermelha, frango nao organico e iogurtes. Mas mantenho o grego light pq alimenta sim!. Meu grande problemas são as frutas pq bebo mt suco desde sempre. Para emagrecer nao é bom!
    E resolvi ano passado q liquido só agua ou fruta no suco. Qq coisa embalada só se for totalmente a unica opção! E, mesmo assim, tá uma amargura emagrecer…

    Responder

    1. Marina, vou ver com a nutri, se ela me autoriza a colocar as receitas, tá? 🙂

      Eu amo suco verde tbm… e sobre os embutidos, só esse tempinho que cortei, já deu diferença!

      Estamos fazendo praticamente as mesmas coisas em relação a alimentação. Curti! 🙂

      Responder

  5. Ah, eu de novo!!! Mega dica de frutas??? Gosta de banana ? Eu sou viciada!!! Faz assim: tira a casca, corta em pedaços e congela. Com isso e um mixer milagres acontecem!!! PODE BATER COM POLPAS E AGUA DE COCO. Pronto. Sorvete e shakes deliciosos!

    Responder

  6. Tenho uma vontade IMENSA de experimentar a raw food mas por enquanto não rola. Como estamos num inverno rigoroso por essas bandas de cá, fica extremamente complicado encontrar o que é preciso. Quem sabe qndo o inverno passar? 😉

    Responder

  7. eu também preciso tirar os embutidos da minha vida, eles tem muito sódio. eu também estou atrás de uma nutricionista, faço dieta com o vigilantes do peso, mas nesse finalzinho acho muito importante.

    Responder

  8. Estou curiosa para saber mais e mais….. Realmente ir a uma nutri é tudo de bom, não é mesmo?! Eu nunca tive muita sorte, mas acho que está na hora de me cuidar mais e tentar mais uma vez consultar com um profissional de verdade. Parabéns e tudo de bom. Volto para saber sempre mais e mais….rs. Beijinhosssssss

    Responder

    1. Sim, lindona… há profissionais ruins em todos os lugares. Tem amiga que diz que a nutri tirou receita pronta da gaveta, outras, que a nutri não respeita o fato dela ser vegana e etc… tem de ir com alguém que ama o que faz e que realmente se preocupa em ouvi-la e ajudá-la. Tive muita sorte com as 2 nutris que passei até hoje. Se quiser, te passo o ctto dessa que fui, ela é muito boa!

      Responder

  9. Oi Cíntia, tudo bem?
    Primeira vez que to comentando aqui… andei dendo uma boa lida no blog.

    Que delícia começar o ano assim, cheia de novas inspirações, né?

    Que legal que você encontrou uma nutri vegetariana….. Não é muito comum não, viu?
    Eu sou vegetariana e comecei a malhar pra ganhar massa, só encontrei uma nutri vegetariana na minha cidade, mas a consulta era super cara e a agenda era muito lotada.
    Desisti e marquei com uma outra, vamos ver o que vai rolar, né?
    Hehe, mas espero que você goste desse novo estilo de alimentação. Pra cuidar do corpo é legal cuidar do espírito também, né? E tenho certeza que isso vai acontecer, agora com a sua nova dieta!

    Boa sorte 🙂

    Responder

    1. Bem vinda, lindona! 😀
      Eu sempre tento cuidar do espírito e da mente, antes mesmo que cuidar do corpo. A carne não me faz bem e por isso eu dei uma diminuida radical. Amo peixe, amo comida japonesa e não abro mão de poder provar de vez em quando, mas adoraria abdicar da carne de uma vez por todas!
      A meta é essa. Um dia eu chego lá. Corpo, espírito e mente em equilíbrio e harmonia…

      Volte sempre! Bjs.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *