Pense Magro #1 – Primeiros Passos

Oi magreletes! <3

Eu já iniciei as atividades do livro Pense Magro; mas ainda não comecei a executar as tarefas (quer dizer; somente a primeira).

Explico: No livro, há uma orientação de esperar 2 semanas antes de iniciar as tarefas. Contudo, durante essas duas semanas, existe uma atividade muito importante que deve ser realizada com toda atenção: aprender a lidar consigo mesma.

Eu vou explicar melhor isso no próximo post. Por hora, gostaria de convidar as pessoas que estão (re)lendo o livro e pretendendo (re)começar as tarefas, para fazermos juntas… Vamos juntas?

Então, se você tiver blog; leve o selinho do projeto e deixe um comentário ai embaixo, com o link do seu blog, para que possamos nos visitar! 🙂

Sobre o Livro

 

Materiais Necessários (sugeridos pelo livro):

– 01 Caderno (Serão anotadas informações importantes relativas ao programa e à dieta);
– Post-its Coloridos (Serão usados como lembretes e deverão ser colados em pontos estratégicos);
– Fichas de Arquivos (Serão usadas muitas vezes no decorrer do programa. Nelas, você escreverá mensagens importantes, que irá ler várias vezes por dia. Sugiro que você use as fichas 3 x 5 porque são pequenas e cabem na bolsa, na carteira ou no bolso; se preferir, pode usar o modelo cartão de visita (disponível em lojas de material para escritório);
– Canetas Coloridas.

Abaixo, os materiais extras, que julgo fundamentais:

– Fita Métrica;
– Balança.

Obs.: Dentro do Programa Pense Magro; a pesagem só vai acontecer na segunda semana de tarefas, por isso, indico que vocês tirem medidas e façam uma pesagem antes de iniciarem o programa, apenas para se situarem, ok? Posteriormente, as pesagens só deverão ocorrer dentro do programa!

 

INSTRUÇÕES GERAIS

DUAS SEMANAS DE ESPERA

– Toda a dieta fornece um planejamento que apresenta o que você deveria ou não comer. Mas saber o que comer é apenas uma pequena parte da dieta bem-sucedida. Este programa não fornece informações sobre os alimentos que você deve comer ou restringir. Você poderá escolher qualquer dieta, desde que ela seja nutritiva.

– A dieta definitiva de Beck ensina você como comer, como se manter motivado a cada dia, como criar tempo e energia para a dieta, como resolver os problemas relacionados a ela e como usar outras técnicas essenciais.

PORQUE ESPERAR PARA COMEÇAR?

Porque você precisa de tempo para desenvolver as habilidades que farão de seu processo de emagrecimento, um sucesso!

Durante as duas primeiras semanas deste programa, você aprenderá e colocará em prática essas habilidades. Algumas das técnicas são tão eficazes que você poderá começar a emagrecer mesmo antes de iniciar oficialmente a dieta (meu caso) rs.

Segundo o livro, pesquisadores revisaram uma série de estudos, nos quais foram utilizadas algumas técnicas comportamentais em vez da criação de uma dieta alimentar. Eles descobriram que os participantes conseguiram emagrecer ao se engajarem na definição de metas, na redução de problemas e na automonitoração (manter anotações escritas do que comem). Todas essas técnicas também foram incorporadas à dieta definitiva de Beck.

Se você começar a fazer dieta ANTES de desenvolver as habilidades necessárias, poderá pensar que ela é muito desafiadora. Poderá se desencorajar e até abandonar o programa completamente.

Eu o incentivo a seguir o programa como está escrito, utilizando duas semanas inteiras para se preparar.

AS TAREFAS

– Quando iniciar o 1° dia do programa, siga as tarefas e execute cada passo de maneira sequencial; Uma Tarefa Por Dia.
– Você terá a cada dia, uma nova tarefa a realizar durante as próximas seis semanas.
Algumas delas serão realizadas apenas uma vez. Outras você realizará diária ou semanalmente.
– O programa é planejado para que você progrida um dia de cada vez, de maneira que você aprenda uma habilidade antes de passar para a próxima.

IMPORTANTE: Por mais motivado que você esteja, não tente andar depressa. Especialmente durante a primeira semana do programa.

Por exemplo, é possível criar o Cartão de Enfrentamento das Vantagens de Emagrecer (Dia 1), Escolher a dieta principal (Dia 2) e Estabelecer o compromisso de comer sentado (Dia 3), todas de uma vez só. Mas, a autora diz que na maior parte do tempo, nos sairemos melhor se focarmos em um dia de cada vez. Até porque, se nos sentirmos sobrecarregados demais, já sabem o que acontece, né?

IMPORTANTE: Se você perceber que uma tarefa por dia é demais, que vai ter dificuldades ou, ficar ansiosa demais, programe as mudanças mais gradualmente. Você pode demorar uma semana em cada tarefa se for necessário.

O meu maior erro a primeira vez que fiz esse programa, foi ter tido pressa. Hoje eu entendo que não importa o tempo que a gente vai levar para terminar o programa, desde que realizemos cada passo, ordenadamente!

NO QUE O PROGRAMA VAI TE AJUDAR?

– Seus desejos incontroláveis diminuirão;
– Não entrará em pânico quando estiver com um pouco de fome;
– Planejará automaticamente o que irá comer a cada dia;
– Seguirá de forma consistente seu planejamento, mesmo nas ocasiões especiais;
– Em vez de se sentir em privação, se sentirá “bem” ao recusar alimentos;
– Você vai emagrecer;
– Se sentirá melhor consigo;
– Será mais autoconfiante;
– Terá mais energia;
– Se sentirá melhor fisicamente.

Você também descobrirá muitos outros benefícios ao emagrecer e manter a perda de peso…

Bom gente, é isso… acho que deu para entender bem sobre a proposta, né? Se alguém ficar com alguma dúvida, deixa comentários questionando que eu tentarei responder.

Ah… não deixem de ler as cartas que meu amigo terapeuta escreveu sobre o programaCarta 01 | Carta 02.

Eu vou postar constantemente os passos que estou dando no programa, mas se vai seguir, recomendo fortemente que leia o livro (tem PDF dele disponibilizado pela internet, espia no Google que você acha)! 😉

Fé em Deus e pé na taba!

Com amor

Cíntia Milanese

BIBLIOGRAFIA: BECK, Judith – Pense Magro, a dieta definitiva de Beck.

9 Comentários


  1. Oi Cíntia!!! Retribuindo a visita 🙂
    Amei seu site e essa postagem de incentivo para ler o livro Pense Magro, já estou lendo, mas vou voltar para que assim possamos caminhar juntas e até mesmo reforçar minha atenção, como o Cadu sugeriu em uma de suas cartas.

    É isso aí vamos que vamos,
    RUMO A META

    Responder

  2. Cintia to dentro! Amei essa iniciativa, ja conhecia o livro mas agora em conjunto da mais animo ne? Beijo!

    Responder

  3. Uau! Fiquei super curiosa para ler o livro!
    Estou pensando em começar uma dieta mis rigorosa e acho que um livro assim seria o complemento ideal para encará-la com saúde!
    Adorei a dica!
    Beijinhos*

    Responder

    1. Line, esse livro é top!!! Ajuda muito a encarar a dieta. Recomendo que leia mesmo. Mas tente ler ele, antes de começar a dieta. É mais consistente! 😉

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  4. Me deu até vontade de criar um blog para deixar tudo registrado… Pena que não entendo muito disso, rs.
    Vamos nessa!

    Responder

    1. Eli, se deu vontade, cria!!! É fácil… na internet ensina. Se for da blogspot, mais simples ainda de mexer! Se criar, me conta pra eu te conhecer, tá? Beijinhos.

      Responder

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