Procrastinação? Basta!


Por aqui ou no meu outro blog, falei algumas vezes sobre a sensação de impotência que tinha diante da procrastinação. Para quem não sabe – procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação – Ou seja, quando a pessoa tem que fazer alguma coisa, mas não faz. Alguns dizem que isso é apenas falta de disciplina, outros acham que é “vagabundagem”, porém, embora a procrastinação não seja uma doença, é um problema grave que atinge muitas pessoas no mundo todo e que, se não for identificada logo, fica crônica, porque a pessoa vai repetindo isso todos os dias (o que acaba se tornando um hábito). E por consequência, é nocivo à saúde pois causa: stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha diante das pessoas (que julgam o ato de outrem de procrastinar, como má vontade, incompetência para gerenciar o próprio tempo, etc…).

PLANO DE AÇÃO

Em 2012, fiz um progresso considerável em relação a isso, mas ainda há muito o que melhorar – principalmente no que diz respeito à organização da minha casa e o gerenciamento do meu tempo entre as coisas que preciso fazer e as que quero fazer.   Além de conquistar minha meta de emagrecimento, praticar essa “Mudança de Hábito“, implantando uma rotina saudável – é uma das maiores prioridades que tenho para esse ano.
Pra vocês terem uma ideia, estive pesquisando maneiras de conseguir me tornar uma pessoa organizada, aprender a gerenciar meu tempo e principalmente, administrar minha casa sem depender de uma diarista e, já consegui implantar bastante coisa.

flylady.net

Espero que não achem estranho, mas devido a isso, vocês verão muitos posts relacionados à organização, ok? Está sendo bem divertido implantar algumas coisas, mas não pensem que está sendo fácil pra mim… Vou precisar muito de apoio e ajuda de vocês (principalmente as donas de casa mais experientes) hehehe.

Para quem gosta de assuntos relacionados à organização pessoal, gerenciamento do tempo, administração da casa – pesquise sobre a metodologia Fly-Lady. A página oficial é em inglês, mas há vários blogs brasileiros que explicam como funciona, como é a implantação, dão dicas, etc… super recomendo a leitura dos posts sobre o FLY, da Thaís Godinho Como começar no sistema FLY Lady? e também, recomendo a visita aos blogs:
Agenda de Casa (a Rô é super fofa);
Mania de Organizar (Muitas ideias legais);
Organização e Otimização do seu Tempo (é uma irmandade Fly, adoro!).

Existem muitos outros blogs que falam sobre o assunto mas os blogs acima citados são os meus queridinhos nesse quesito… Existem também outros métodos organizacionais, mas, dos que li e pesquisei, escolhi o FLY porque é bem mais simples para quem está começando. Claro que não vou seguir à risca (pois estou adaptando as ideias de acordo com a minha realidade), contudo, está sendo uma experiência incrível e em breve compartilharei tudo com vocês. =D

Volto mais tarde para contar uma novidade muito BOA! 😉

15 Comentários


  1. Oi Cíntia!

    O sistema Fly é muito bom mesmo, eu participei desse grupo muitos anos atrás.

    Você vai se divertir fazendo seu cj rsss

    Não sei se vc sabe, mas existem grupos de bate papo em português no Yahoo, entre eles são :
    http://groups.yahoo.com/group/CONTROL_JOURNAL/
    http://br.groups.yahoo.com/group/flybabiesnoBrasil/

    No facebook tinha um grupo, mas não localizei pra te passar …

    A página da Ro (no face) é http://www.facebook.com/Roseli.de.Araujo.Gomes

    Beijocas,

    Responder

  2. Bom dia cintia!! Gostei da animação e do post de hj porque eu as vezes tenho mania de deixar algumas coisas pra depois ehehehe. Vou curtir muito os posts sobre organização!!! vou aguardar . bjos e ótimo dia

    Responder

  3. Adorei Cintia!
    Todas precisamos, né?! Até porque a cada dia temos mais atividades a desempenhar e o tempo? Se nao houver organização e determinação chutamos e balde e dormimos na bagunça…hauhauaahu!!!

    Força! e Abaixo a procastinação jÁA!!!

    P.S.: peguei o 'não faço dieta, faço RA' ;D

    bjuuu!

    Responder

  4. Oi Cintia, a gente aqui em casa chama esse ato de adiar os afazeres de "entrar em inércia", porque as vezes deixamos mesmo nossa vida numa inércia, num piloto automático, fazendo o de sempre sem "observar" outras coisas que exigem atenção e organização. Tbém procuro me cuidar com relação a isso, e quando estou mais "desperta" até a disposição é outra, a energia da casa (organizada)tbem é outra! Adoro o site da Tais (vida organizada) e muita coisa já melhorou pondo em prática os conselhos dela! Um super beijo pra ti!!
    Vivi

    Responder

  5. Se tem uma coisa que eu "odeiocomtodasasminhasforças" são os tais dos afazeres domésticos.. inclusive cozinhar.. faço porque não tenho quem faça por mim mas enfim.. sucesso aí com a organização lindeza.. bjokas e ótima sexta

    Responder

  6. BAh, eu precisava focar nisso… Minha casa é bem, bem, bem pequenininha e eu nunca consigo mantê-la organizada…
    Vou dar uma passada nos blogs depois!
    Bjs lindona!

    Responder

  7. adorei as dicas, se vc soubesse como fico doidinha com a dupla jornada, trabalhar fora e cuidar de casa, sem contar no meu filho de 2 anos, valeu pelas dicas

    Responder

  8. Cintia, querida, esse post é divino! Para quem está nessa luta diária que é a vida moderna e suas necessidades, veio na hora certa!
    Sou uma procrastinadora mesmo, odeio reconhecer isso. Mas já melhorei bastante com uma vida mais saudável, quero ampliar esse conhecimento para minha vida prática, para minha casa.
    Adorei, adorei!

    Responder

  9. Olá Cíntia!!!

    Adorei a ideia, queria muito participar dessa mudança também, só que preciso me organizar em relação ao meu tempo, esse ano teria muitas coisas para fazer e não posso deixar de lado minha saúde(meu emagrecimento).

    Beijos

    Responder

  10. Nossa, perfeito, estou precisando colocar as coisa mais em ordem. Visitei os links sobre a Fly e vi que fazia algo parecido, por sessão. tenho as minhas rotinas t=matutinas, mas não as noturnas, mas nada muito listado não, o básico apenas.

    Mas vou estruturar mais.
    Obrigada pelas dicas e boa sorte prá nós!

    Responder

  11. Procrastinação?não conhecia essa palavra, mas adorei a explicação, e não é menina que existe muita gente assim!
    Vou dar uma olhadinha sobre esse método Fly Lady, achei bem interessante.
    Cíntia, não a conheço pessoalmente,mas quero que saiba que te admiro pra caramba!rsrs
    Vc é um exemplo a ser seguido, bjssss

    Responder

  12. Também tenho que organizar todo o meu dia a dia. Adorei a sua explicação e espero que tudo dê certo. Beijos e Boa Tarde!

    Responder

  13. Bom dia Cíntia!!

    Bem-vinda ao mundo FLY, Adorei o POST, você resumiu o que é "por a mão a obra" e ao vislumbrar seu blog é bem o que é encontrar o caminho de organizar: arrumar o interior, o exterior é reflexo de como nos sentimos, e a sua jornada de RA é isso mesmo, Amar-se e cuidar-se!!!

    Beijos

    PS: Muito obrigada por visitar e indicar meu BLOG!!!!!

    FLYRoBrasileira

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *