Procrastinação x Exercícios

Oiê!
Eu estou contente por estar vivendo uma fase positiva no que diz respeito à expansão dos meus objetivos. Sinto maior clareza acerca das metas que tracei pra mim. Aos poucos estou conseguindo canalizar minha energia para realizá-las e, o fato de ter uma parceira de emagrecimento, deu uma boa motivada, sabe? (Gratidão eterna, querida Poli) 🙂
Aproveitando esse pique produtivo, vou dar um ‘up’ nos assuntos dos blog’s e hoje, gostaria de começar a falar sobre algumas coisas que aprendi em terapia, para vencer a procrastinação:
  • Uma pessoa não se torna procrastinadora da noite para o dia, portanto, se você se identifica como um procrastinador, deve saber que superar esse problema é igual superar a obesidade; ou seja, aos poucos!
  • Fazer alguma coisa, sempre vai ser melhor do que não fazer nada. Por isso, se prometer a si mesma que vai limpar a geladeira, ir ao banco e levar o carro para lavar, tente cumprir ao menos uma das tarefas.

A Dra Carla me orientou a fazer listas, anotar o que tinha de fazer e tentar cumprir o máximo que eu pudesse. Mas acho que minha maior descoberta em tudo isso, que eu quero dividir com vocês, é que a cura para a procrastinação, está relacionada ao imediatismo.

Funciona mais ou menos assim: você faz uma lista de tarefas a ser realizada no dia e, faz.
Faça o mais rápido que puder e, se possível, faça antes de qualquer outra coisa. Seja imediatista, marque horários para cada tarefa e cumpra. Comigo tem funcionado bem, querem um exemplo?
Eu não sou daquelas gordinhas que detesta atividade física, pelo contrário, gosto bastante. O problema é que eu morro de preguiça de sair de casa. Quando chego na academia ou no grupo de corrida, me jogo! Adoro… Mas perdi o número de vezes que deixei de ir me exercitar porque procrastinei. Passava o dia pensando – “mais tarde eu vou”– e não ia. Quem nunca?

ESTRATÉGIA PARA NÃO DEIXAR DE PRATICAR EXERCÍCIOS

O maior pesadelo de um procrastinador é a oferta em abundância. Aprendi com a minha terapeuta, que os excessos ou acumulo de tarefas causam impotência em quem procrastina. Por isso, ao me deparar com essa lista de atividades da academia, tive de fazer uma boa análise e, escolhi bem consciente…

As minhas atividades foram distribuídas da seguinte forma:


Segundas, Quartas e Sextas – Foco na Academia | Terças e Quintas – Foco na Corrida de Rua

Segunda-feira – Das 7h20 às 7h50 – Musculação | Das 8h às 8h45 – Jump.
Terça-feira – Das 7h às 7h45 – Pilates | Das 20h15 às 21h15 – Corrida de Rua.
Quarta-feira – Das 7h20 às 7h50 – Musculação | Das 8h às 8h45 – Corrida na Esteira.
Quinta-feira – 20h15 às 21h15 – Corrida de Rua.
Sexta-feira – Das 14h20 às 14h50 – Musculação | Das 15h às 15h45 – Pilates.

Ainda estou em fase de adaptação, mas tem dado certo. Estar indo cedo para a academia, foi um fator muito importante para mim, porque, apesar de ser chato acordar tão cedo para exercitar o corpo, o meu dia tem rendido bem e além de tudo, há uma super vantagem de fazer AF pela manhã – a disposição ao longo do dia.

E ai, qual estratégia vocês usam para não deixar de se exercitar?

11 Comentários


  1. Adorei esse post!!
    As vezes me pergunto se sou uma pessoa procrastinada viu!!!
    mas tenho me planejado melhor essas minhas semanas!!!!!!
    e to gostando do resultado!
    tentando sair do mundo repleto de ah ta deixa ai que depois eu faço! e me da logo que eu vou fazer!!!!
    e tenho me saido bem viu!!!
    beijos amore bom fim de semana para voce!

    Responder

  2. Oi Ciiintia…
    Sofro disso! E nos sabemos o quanto é difil, é uma luta com nós mesmas né… E lutar com a gente sempre dói mais.. Mas, somos fortes e vamos vencer… A procrastinação e a obesidade!

    Grande beijo..

    Responder

  3. Eu sou o extremo oposto, e tbm tenho que me policiar pra não afetar minha vida. Não páro até que resolva tudo que me propus a fazer no dia. As listas (é eu faço lista de tudo!) precisam ficar todas riscadinhas. E se por algum infortúnio não consigo terminar uma das tarefas nem durmo direito! Equiliiiiibrio, onde andas? rsrssr

    Responder

  4. Sempre que faço listas elas me ajudam muito. Hoje fiz uma de trabalho, vamos ver se dá certo =)

    Beijos bom retorno =)

    Responder

  5. Eu já fui mais procrastinadora… hoje em dia até que tenho conseguido cumprir as coisas, pelo menos no que diz respeito à dieta e AF. Preciso botar em prática nos estudos!

    Muito bom o seu post de hoje! 🙂

    Beijinhos, bom fim de semana!

    Responder

  6. Boa Cintia essa dica de fazer as coisas imediatamente é uma idéia a seguir porque eu já percebi que quando deixo pra depois acabo deixando pra sempre!!!! bjos e vamos lá amiga , to sempre por aqui te acompanhando e lutando!!!

    Responder

  7. Cintia, eu tbm lutei demais pra correr os primeiros 500m. Primeiro comecei com umas caminhadinhas com a Lola (dog) e aos poucos ela foi cobrando mais velocidade. Acabamos conseguindo completar 6km em 1hora. Fiquei uns 3meses caminhando nesse ritmo pra depois resolver correr na esteira. Sentia o coração na boca, rs… o figado doía… mas depois da primeira semana vi que ja tava "fácil" e fui aumentando. O corpo da gente se adapta muito rápido e olha que eu tbm sou pesada demais (meu IMC atual é 27,7kg/m²). Hj continuo com as caminhadas de 6km e me propus a correr todos os dias mais 3km na esteira. E sabe quem foi minha grande incentivadora? A Poli… pode cobrar dela, ja que ela é sua "tecnica de dieta", rsrsrs.

    Bjs

    Responder

  8. ano passado eu tava madrugando às 05:30 da manhã, ia todos os dias, corria, fazia pilates… e deu um tilt no sistema… não sei se porque tava dormindo pouco e com muita coisa para fazer, mas o exames não acusaram anda de errado… hoje, ou melhor, a partir de segunda, faço musculação três vezes por semana e corro uns 4 a 5 dias. Pilates vou fazer duas vezes por semana!

    Responder

  9. Minha estratégia é me levantar assim que o rádio-relógio "grita". Não fico nem um segundo a mais, já coloco a roupa de malhar, lavo o rosto, escovo os dentes, passo a mão numa banana e vou! Não dou nem tempo pra preguiça acordar! hahaha
    Beijocas e sucesso nesta nova fase!
    Carla Pancha

    Responder

  10. Esse texto foi perfeito pra mim, sou procrastinadora e esse e o emagrecimento sempre foram (desde que me dei conta) grandes problemas!!

    Bjos e obrigada pelo assunto!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *