Que bagunça + AF em Jejum

Pois é, minha gente, estou me sentindo assim: toda bagunçada.
Tenho tanto a dizer e nem sei por onde começar, entendem? Minha vida anda um pouco corrida esses dias, daí, os assuntos se acumularam e não sei se conto tudo de uma vez ou separo por post… enfim, vou postar abaixo a lista de temas que tenho de falar e se vocês tiverem alguma preferência ou sugestões, me avisem, combinado? 🙂

  • Fim da Dieta Dukan (Resultados);
  • Retorno à Reeducação Alimentar orientada (Low Carb);
  • Fotos do casamento da minha afilhada (estou aguardando envio de todas as fotos do casório, para fazer uma coletânea bem legal);
  • Entrevista com a psicóloga Carla Presutti do grupo de apoio “Emagrecendo com a Cabeça” (tema “pensar magro”) – mais detalhes aqui – mande suas perguntas;
  • Receitas – tem muita gente me pedindo receitas dos pratos que posto no Instagram. Vocês gostam mesmo de receitinhas simples? Eu não faço coisas muito elaboradas, porque não tenho muito saco de ficar na cozinha. Por isso, nunca pensei em fazer posts de receitas antes, mas se vocês quiserem, posso fazer pelo menos uns 2 posts por semana, apenas com minhas receitinhas simples, querem?
  • Minha última avaliação na academia (em vídeo);
  • Apresentando a minha academia (em vídeo);
  • Entrevista com meu orientador físico (estou devendo a um tempão, porque não conseguia agendar um horário com ele). A entrevista vai rolar no domingo (16/12) e, provavelmente na segunda-feira, o vídeo estará no ar. Falaremos sobre o meu treino (que tem foco no emagrecimento e diminuição de medidas). Além disso, levarei algumas perguntinhas com as dúvidas de vocês, para ele responder… (podem deixar suas perguntas nos comentários ou mande por e-mail).
Bom, por enquanto é só…

Hoje eu só queria deixar uma dica para as magreletes: gente, eu ando visitando vocês, mas não estou comentando porque pelo celular é muito ruim. Porém, estou realmente assustada pelo número de pessoas que estão fazendo atividade física de manhã sem se alimentar… Onde vocês leram que isso é um benefício?

Gente, atividade física em jejum é extremamente perigoso. Tive uma vizinha que entrou em coma com essa brincadeira e ficou 15 dias no hospital, porque se exercitar em jejum leva o cérebro a entrar num colapso chamado de hipoglicemia (pouca energia no sangue), o que nos deixa com fraqueza, pressão arterial baixa, tontura, boca seca e, dependendo de cada organismo, leva ao desmaio e ao coma.
Segundo o professor Alysson Paulino, quando permanecemos em jejum, inicia-se a gliconeogênese, com mobilização das reservas de carboidratos do fígado. Em seguida, ocorre o catabolismo das proteínas que são diretamente utilizadas pelos tecidos ou convertidas em glicose. Após esta fase de utilização de proteínas e carboidratos, prioriza-se finalmente a mobilização da gordura, com a formação de corpos cetônicos.
Se o jejum prosseguir por muito tempo, intensifica-se novamente o catabolismo proteico (perda de massa magra), desta vez de forma mais acentuada e danosa. Em repouso, um organismo saudável pode se adaptar ao jejum com certa facilidade, mas diante de uma demanda metabólica elevada, como nos exercícios, a situação pode não ser tão simples. Muitas pessoas não conseguem se adaptar de forma eficiente e o organismo procura se proteger induzindo desmaios. Além dos perigos envolvidos nos desmaios, há um muito mais grave: danos neurais permanentes. Isto significa que se a adaptação não for rápida e eficiente o cérebro pode ser gravemente lesado.
Diversos estudos têm mostrado que a realização de exercícios em jejum leva a economia de glicose e à maior mobilização de gordura durante a atividade e algum tempo após seu término. Porém não devemos esquecer que diante da escassez de alimentos o corpo pode entrar em um estado de “racionamento de energia” diminuindo o gasto energético. Devemos lembrar que a quantidade de energia gasta após a atividade, não é necessariamente relacionada à queima de gordura, mas sim ao gasto calórico total.
Então, meninas, se liguem… parem de brincar com sua saúde, porque depois que perde-se a saúde, não adiantará chorar.
Fé em Deus e pé na taba!

14 Comentários


  1. Oi querida, estou ansiosa pelas novidades!! Eu também ja vi as meninas que se exercitam sem comer, mesmo à tarde depois de ter almoçado, se não como algo antes de ir pra academia me sinto tonta..É sempre bom alertar, beijo beijo e espero que arrume logo essa sua "bagunça".

    Responder

  2. Puxa Cintia não sabia que era tão perigoso fazer exercicios em jejum!!! Obrigado pela informação!
    Agora quanto aos posts estou curiosa por todos, confesso, então não tenho preferencia não!!! bjos

    Responder

  3. Eu toooooooô no bagunção, inclusive dois dias sem AF! Apareceu um trabalho e o prazo é curtíssimo, estou me sentindo de castigo, até, hahahahahaha! É tenso mas vai compen$ar um pouco. Nem o blog pude atualizar ainda.

    CREDO!!! Quem é que está se exercitando em jejum? Onde aprenderam isso? Que loucura, ainda não vi esses dias! Mas quando vejo, aviso também, eu, hem? De novo, CREDO!

    Responder

  4. Cíntia minha magrelete, quanta coisa mesmo né?! rsrsrsrs…
    Mas com calma você logo logo colocará tudo em seu lugar!!
    Ficarei agradecida se você colocar algumas receitinhas que prepara (e fotografa) aqui no blog, muitas delas que vejo dão água na boca viu!! rsrsrsrs…
    Essa entrevista com seu orientador eu não vou perder mesmo, vou acompanhar todinha, com certeza 😉
    E assim que der coloque as fotos pra gente ver também tá?!
    E que essas meninas acordem e DEIXEM DE SE EXERCITAR EM JEJUM!!! Realmente isso não faz bem e é super prejudicial pra nós!!
    Um super beijo e tenha uma ótima tarde!!
    Gih♥

    Responder

  5. Oi minha linda,

    quanto assunto hein…tô curiosa para ver as fotos do casamento! e também saber sobre os seus resultados com a dukan.

    abraços,
    Elis.

    Responder

  6. Tantos assunto bons… vc podia falar sobre todos. Mas, na minha opinião, podia começar com as fotos!!! hehehe

    Beijinhos

    Responder

  7. Eu gostaria de ler sobre todos os tópicos que você deixou como sugestões.

    Sobre exercícios em jejum, teve uma época que ouvi falar que era bom, passou até num programa de TV, eu sempre achei loucura, porque de manhã é quando os nutricionistas recomendam que a gente coma melhor, porque o corpo precisa de bastante energia para começar o dia.

    Minha mãe sempre me forçou a comer de manhã quando ia para a escola super cedo. Então acostumei a comer cedo.

    Parabéns pelo blog.

    Responder

  8. Magrelete, como assim desistiu da Dukan, o que houve?
    começa por esse tópico, e pelas fotos do casamento, estou curiosa pra ver o look completinho! =)

    e depois sugiro os videos, adoro eles! =)

    Beijo

    Responder

  9. olá…quero ver as fotos…e as receitas tb…em princípio estou achando ruim esse instagran, eu fui ver para baixar, mas só funciona em celular…,não gostei..não gosto de coisas que excluem qq coisa…kkkk…rs…esse negócio de malhar em jejum é o fim do mundo…mas eu vejo isso todo dia na academia…a professora tem que brigar e mandar os alunos embora…e não são cças…adolescente…são mulheres, homens…simplesmente que não comem de manhã…eu nunca permito que meus filhos saem de casa sem comer, isso pq eles tb não gostam de se alimentar de manhã…mas não vão, para escola em jejum…o mais velho já acostumou…o mais novo ainda é briga direto…hoje fiz duas bisnaguinha…e agora achei uma escondida, não comeu…mas pelo menos comeu uma…e se as mães não estiverem atentas…eles vão crescendo assim…e depois qdo adulto é muito dificil mudar hábitos…boa chamada…bjs

    Responder

  10. Oiii miga!!
    Também estou meio atarefada e perdida com esse fim de ano e tantas cosias, e pra ajudar as filhas já estão de férias e preciso de muita calma e paciência, mas tá difícil rsrsrsrsr
    Mas desistir jamais e vamo que vamo!
    Ah, meu pote de felicidade tá enchendo rsrsrsr valeu pela dica, coloquei láno meu blog tbm!
    Bjinhos

    Responder

  11. Oi! Acabei de conhecer teu blog! Ele é lindo, mto bem feito, parabéns 😀
    Tô voltando à vida bloguistica e precisando de apoio moral, passa lá!
    Bjão

    Responder

  12. Oi Amiga, fala de tudo, aproveita já a ordem que colocaste nos assuntos e manda ver. Quero saber de todos.
    Jura que tem gente ainda que malha sem comer? Que doideira…O que tem me brochado nos blogs estes dias é o povo jacando e colocando a "culpa" nas festas de fim de ano…aff, ando sem paciência.
    Sobre o instagram, eu vi usa dica, mas os plugins existentes não posso usar na minha conta que é gratuita e não me permite usar plugins. Quando resolverem fazer uma widget pro instagram, eu coloco. Por hora, algumas pessoas vão ficar por fora sim porque não tô com tempo pra ficar postando fotos.
    Beijocas e ótimo dia!!! 🙂
    Carla Pancha

    Responder

  13. oi cintia eu nao faço exercicio sem comer de jeito nenhum, se comendo ja me sinto fraca, imagina sem comer.

    Ja que voce vai entrevistar seu professor gostaria de fazer umas perguntas:

    1. Qual o tempo minimo de musculaçao e e atividade aerobica devemos fazer por dia para emagrecer

    2. Se malharmos umas 2 horas na academia mesclando com: aerobico, musculaçao e alguma aula de ginastica em dias alternados tem o mesmo resultado que malhar todos os dias menos horas

    3. Podemos fazer exercicios de jump em casa, se sim quantas vezes por semana podemos fazer sem causar lesoes

    4. Quando e quantas vezes por semana devemos fazer alongamento e qual a sua importancia para o exercicio fisico

    5. Quais as principais causas de cansaço, dor ou fadiga muscular, tipo quando nao conseguimos completar as series indicadas pelo professor, o que fazer pra melhorar a resistencia e a performance nos exercicios localizados e de musculaçao.

    se puder perguntar alguma dessas ou todas vou adorar, obrigada por esta oportunidade.

    Um abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *