Um papo sobre Reeducação Alimentar

Para quem não sabe, faço psicoterapia
para ajudar no meu emagrecimento. E na última sessão, a Dra. Carla me passou
algumas atividades, que serão importantes cumprir para que eu retome o controle alimentar.Dentre as atividades, o exercício mais simples é:


colocar em
prática tudo o que 
sei sobre comer com equilíbrio.
 

O que eu aprendi sobre Reeducação Alimentar?

– Prato colorido é garantia de que
todos os alimentos necessários para o desenvolvimento do corpo estão sendo ingeridos;
– Prefira sempre os alimentos assados
ou grelhados;
– Evite alimentos fritos e empanados;
– Evite comida processada, cheia de molho ou com queijo gordurento;
– Troque o refrigerante normal, pelo
refrigerante zero e diminua a ingestão durante a semana. Prefira os sucos de
frutas;
– Faça lanches leves entre as
refeições;
– Barras de cereais, iogurte natural
e amêndoas  são excelentes opções de lanchinhos que intermediam as refeições
principais;
– Tome água (mínimo de 2 litros por
dia);
– Evite comer em pé ou distraído(a)
em frente à TV ou computador;
– Repouse o talher no prato enquanto
mastiga;
– Mastigue bem;
– Respire.
Ok… esses são os primeiros passos para comer com equilíbrio. Simples. Mas porque não é fácil? O_o
A resposta é simples: temos de mudar os hábitos. Temos de reprogramar nossa mente. Temos de aprender a nos relacionar com a comida. Precisamos acima de tudo, NÃO COMER e sim, NOS ALIMENTAR!São coisas bem diferentes!

Fazendo um balanço sobre o porquê meu peso está estagnado (pelo menos não engordei, graças aos Deuses) – percebi que o meu principal problema tem sido me manter fiel a alimentação equilibrada.

Vejamos alguns dos problemas:
 
– Esqueço que não devo comer em pé;
– Esqueço que não devo comer o que não está no meu planejamento e quando vejo, já comi;
– Ando chupando bala, mascando chicletes e comendo doces em demasia;
– Meu café da manhã e lanche da tarde tem sido feito em frente ao computador (no trabalho);
– Não anoto 100% a minha refeição do dia.São coisinhas pequenas que tornam meu objetivo distante. E não tenho mais como fugir – isso será ajustado essa semana.

Para cumprir certinho, fiz um apanhado de dicas da minha amiga nutricionista e, planejei um cardápio para seguir nas próximas semanas.

Vamos a eles:
Opções de Café da
Manhã:
 
 
1) Pão de farelo de
aveia com queijo branco (magro) + café preto ou chá com adoçante;
2) Omelete (2 ovos 1 gema e 2 claras) + 1 fatia de
queijo branco (magro) +  mate, suco de fruta (natural) ou café preto com
adoçante;
3) 2 fatias de pão integral ou pão light
+ ½ colher de requeijão light + 1 fatia de peito de peru + café preto ou chá
com adoçante.
4) ½ iogurte natural
+ ½ mamão picado + 2 colheres de sopa de granola mista
5) Bater 1 banana + 2
colheres de aveia, 200 ml de leite desnatado e 1 colher de mel
6) Bater 1 copo de
leite desnatado + 2 colheres de sopa de Whey Protein + ½ colher rasa de aveia
(adoçante a gosto)
7) Panqueca proteica com recheio de
queijo branco (magro) OU de peito de peru com ½ colher de requeijão light OU
com 1 banana picada com canela         +  mate
ou café preto com
adoçante.

 

Opções de Lanche da
Manhã/Tarde:
 
Obs.: O ideal é que os
lanchinhos não ultrapassem 100 calorias.
 
 
1) Barrinha de
cereal;
2) Iogurte sem gordura;
3) 02 quadradinhos de chocolate meio-amargo;
4) 01 polenguinho;
5) 01 fruta
6) 1 copo (200ml) de suco de frutas;
7) Amêndoas, nozes, castanhas ou frutas secas
(damasco, uva passa, ameixa) – +/- umas 12;
8) Gelatina ou Pudim (zero/diet);
9) 02 Cuckies com chá sem açúcar;
10) Mingau
de aveia (com 2 colheres de sopa e 200ml de leite desnatado);
Opções de Almoço: Obs.: Um prato
equilibrado possui: Carboidrato (compostos por massas, cereais, fariníceos e
tubérculos) – Gorduras (Azeites, molhos, etc… consumir com moderação) – Construtores (composto por proteínas animais e vegetais) – Reguladores (compostos por verduras, legumes e frutas).
Não vou colocar
opções. Apenas alguns exemplos de coisas que EU como.
Monte seu prato de
acordo com o que lhe agrada.

Opções de Jantar: Obs.: Geralmente à noite eu gosto de sopas, grelhados com salada, omelete ou vitamina.


Aos poucos eu vou dividindo com vocês os exercícios que farei e os que estou fazendo… Essa semana vou levar marmitinhas saudáveis e garrafinha com chá para o trabalho.A partir de amanhã, estarei recomeçando pra valer minha jornada de emagrecimento, rumo ao sucesso! Estou entrando no desafio – 30 dias sem jacar –  E, desde já, convido vocês a entrarem nessa. Essa semana não vou lançar desafio. Meu desafio pra vocês essa semana, é que sigam as regras na imagem abaixo, nos próximos 7 dias 😉

 


Viram? Não tem segredo. Apenas planejamento e força de vontade para executar o plano.

Espero conseguir dessa vez.

13 Comentários


  1. é amiga, vc ainda sabe o que tá fazendo de errado, e dá para modificar, o duro é qdo a balança para e não tem mais o que mudar…tá complicado…mas vamos que vamos…força aí…vai dar certo…bjs

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  2. Como esse pequeno detalhe de executar é complicado né?! Ainda queria entender porque a gente se sabota tanto!

    Acho que pessoas que estão em processo de emagrecimento são as maiores letradas na arte de alimentação saudável, atividade física, e etc. O que será que acontece conosco ein?! hihihi

    To divagando muito hoje!
    Tenha uma excelente semana ;*

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  3. Ótimo passo-a-passo da Reeducação Alimentar na prática.
    Sobre sua frase final, a R.A, realmente não tem segredo. No entanto, para conseguir colocá-la em prática tem segredo sim: é trabalhar nossos segredos, isto é nosso lado secreto de dor, com a psicoterapia. Eu penso que qualquer plano de emagrecimento só é possível de executar quando cuidamos também da mente. Posso estar errada, mas penso que sem isso o efeito sanfona ad eternum é inevitável.
    Sucesso no desafio, queridona!
    Beijocas e ótima semana 🙂
    Carla Pancha

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  4. Eu tb voltei gatona!!! Hoje, dia mundial do recomeço, estou voltando à ativa! Agora ninguém me segura! Huahuauahuahua! (risada maléfica)
    Bjão!!!

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  5. Uau.
    Adoro seus posts sobre a psicoterapia.

    Vou comer com equilíbrio e colocar em prática pelos menos por 7 dias, o projeto.
    Prometo.
    BEijos

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  6. Cintia bom dia!!! Vou entrar nesse desafio porque com a desculpa da correria e do TCC tenho pisado muito na bola. Mereço um puxão de orelha seu viu? Mas também resolvi prestar atenção na minha alimentação e no modo como me alimento (vou tentar desestressar e sentar direitinho, prestar atenção, etc) vamos ver se daqui um mês isso virou um hábito né? Dizem que 21 dias é o suficiente pra criar um novo hábito portanto vamo que vamo amiga!!! saudades !!!

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  7. Nossa parece até que fui eu quem escreveu esse post. Me identifiquei com praticamente tudo. Meu peso tá estagnado e a culpa é toda minha que não tenho colocado em prática tudo que tenho lido e aprendido a respeito de RA.

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  8. Oie!!
    Adorei o post super explicativo, e estou junto com vc… quero e preciso focar nos exercícios físicos… amanhã começo com força total!
    beijos magrinhos

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  9. Nossa, realmente não é fácil. eu costumo dizer que para emagrecer temos primeiramente que mudar nossa cabeça, nossa forma de pensar sobre a comida e sobre nós mesmos. Temos que ver o que faz a gente comer por impulso, etc… Não é fácil, não mesmo. Mas assim vamos seguindo em frente.
    Beijinhosssss

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  10. A-DO-REI o post de hoje. Estou precisando de uma terapia também, mas aqui em Campinas não encontrei em nenhum lugar. 🙁
    Sobre as dicas, fantásticas, basta apenas coloca-las em prática.
    Boa semana!!
    🙂

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  11. Entrei nesta !
    Comecei semana passada na luta contra a balança esto com 111 kg e ate dezembro quero eliminar muitos deles.
    Mas quero fazer diferente nao tenho nenhuma perca e sim quero me adequar a uma nova vida. Vida esta d uma reeducação alimentar ,sem dietas louvas.
    Conto com vcs.

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  12. Amei o desafio!!
    Vou imprimir e colar na geladeira para não esquecer.
    Estou também com o peso parado. O ponteiro da balança não mexe mais!!
    E preciso ainda emagrecer 7 kilos!!

    Um abraço!!

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